Oque São Jogos RIP

Você não sabe oque é RIP? nós explicamos.

 

P: O que é um jogo RIP?
R: Atualmente, os jogos lançados possuem uma média de 3GB de tamanho ou mais, ou seja, são muito grandes para usuários de conexão lenta (de 56kb/s, 128 kb/s, 400 kb/s, 512kb/s) baixar. Por isso, alguns programadores/entendedores de jogos passaram a “fazer” versões menores do jogo, tirando vídeos, músicas e até texturas dos jogos, mais são completos, com todas as fases personagens e sem limitações.

P: Isso adianta?
R: Sim. Alguns jogos têm seu tamanho diminuído em 8x ou mais. O Splinter Cell Double Agent de 8GB foi reduzido a 1GB. O próprio piratas do caribe, que é um jogo grande está aí por 150MB, o The Punisher de mais de 3 Gb esta ripado com menos de 300mb.

P: Por acaso os RIPs funcionam?
R: Geralmente sim. Tratando-se de ripers experientes como o DOOM e alguns outros, os jogos certamente funcionarão. Mas é claro que até os mestres erram, como no caso do C&C Tiberium War onde foi preciso um patch feito por usuários para que o RIP do DOOM pegasse.

P: Devo baixar um RIP?
R: RIPs demandam paciência. Você é paciente? Alguns casos onde as texturas são extraídas (SpaceHunter), gasta-se mais de uma hora de instalação usando um processador Single Core. Mas por fim, vale a pena, mas não são todos os games que demora tanto, e outra vantagem é a já citada, a do tamanho, pois vamos fazer uma comparação, o GTA SA ele originalmente tem 4,5GB, sendo que o RIP dele tem 608MB, com o tempo de baixar o original, baixaríamos 7 games equivalentes ou mais, sacrificando apenas os vídeos rádios* e falas(*no caso do GTASA), som ambientes geralmente são mantidos.

P: Como instalo o RIP ****?
R: Não direi que é simples. Primeiramente, confira se todas as partes que você baixou possuem o mesmo tamanho mostrado pelo uploader ou o indicado no site de download. Boa parte dos erros vem de arquivos mal baixados. Em segundo lugar, baixe logo o 7-zip para garantir que você irá extrair todos os tipos de arquivo (com exceção dos .ace, que precisam do Winace). Agora siga os passos de instalação, que variam muito pouco de jogo pra jogo: e sempre leiam um arquivo de texto que acompanha praticamente todos os jogos(mesmo que em inglês), eles ajudam e mesmo que você não saiba inglês, você com certeza verá o nome do arquivo que devera ser clicado e intuitivamente saberá o que fazer.

1º: Descompacte os arquivos que você baixou para uma pasta separada, de preferência no C: ou em “Arquivos de Programas” (alguns jogos travam quando instalados em um caminho muito longo), clicando em cima da primeira parte com o botão direito (geralmente nomedoarquivo.part1) e em seguida, passe o mouse sobre “7-zip” ou WinRar e dê “Extrair aqui”.

1º.1: Geralmente o arquivo está com uma senha (para que o diretor da faculdade responsável pelo upload não possa saber de imediato o que existe dentro do arquivo, hehehhe). Antes de xingar o upload e chorar em um canto qualquer, tente ler o tópico todo. Geralmente ela está indicada em algum lugar. Se não estiver, erros acontecem. Pegunte EDUCADAMENTE ao poster qual é a senha. Outra dica sobre a senha é que você deve copiar ela e colar, pois as letras maiusculas e minusculas fazem direfença, e pode dar erro na senha caso você adicione espaços, então preste atenção ao colocar a senha.

2º: Após extraído o arquivo, existem três casos: Em um, o mais comum, diversos arquivos compactados de tamanho menor foram extraídos. Repita o procedimento do item 1º com a primeira parte do arquivo recém descompactado. Outro caso, é quando ao fim de todos os arquivos recém extraídos, existe um executável (.exe) que instalará o jogo (comum em jogos ripados pelo MiTH). Clique nele e descubra o botão Install (geralmente está escondido de propósito :]). O último caso é quando aparecem os arquivos de instalação do jogo (geralmente, alguns arquivos .big e um setup.bat). Nesse caso, pule para o passo 3º.

3º: Agora é ora de instalar o game de fato. Clique no arquivo “Setup.bat” (são raros os casos em que esse arquivo possui outro nome, mas esses casos existem!) e veja uma tela de prompt de comando começar a trabalhar. Agora resta esperar. Os jogos demoram em média (em um processador single core com HD IDE no Windows XP) de 15 minutos até 3 horas (caso extremo, não me lembro do jogo). Geralmente o extrator não usará os dois núcleos do processador dual core, o que permite realizar algumas outras tarefas, mas é recomendado que você deixe o computador trabalhar. Após algum tempo, você será questionado quanto a adicionar algumas entradas em seu registro. Clique em OK, se não boa parte dos jogos não funcionarão.

4º: Quando aparecer na tela de prompt “Pressione qualquer tecla para continuar”, feche-a apertando enter (exceção: No patch de som do C&C 3, é necessário usar ono canto superior direito da tela para fechá-la) e agora, você está diante de uma pasta lotada de arquivos. Se for de seu agrado, dele todos os arquivos .zip/.rar/.7zip enfim, todos os compactados, para liberar espaço.

Comentários